Criar um Site Grátis Fantástico
Universitário
nation2.com

comunidades.net

Cuidados que devem ser tomados na gravides!!!

 

O álcool é uma droga psicotrópica, pois atua no sistema nervosa central,provocando alterações no comportamento de que o consome, e tem capacidade de desenvolver dependência. O seu efeito é ainda mais trágico quando falamos em gestantes, pois o consumo excessivo pode levar o feto e o recém nascido a sofrer graves seqüelas tanto físicas como mentais.Ha controversos em relação à quantidade exata de álcool que pode ser consumida durante a gestação,pois o organismo è diferente em cada pessoa assim reagiu de maneira diferente ao consumo de álcool, algumas mulheres ingerem vinho em doses apropriadas para combater o stress sem que isto acarrete riscos ao bebe, geralmente mulheres que tem um histórico de excesso do consumo antes da gravidez, ou com antecedentes familiares alcoólicos e problemas metodológicos, apresentam um risco bem elevado de causar serio danos ao feto.Mães que expõem seu feto a substâncias teratógeno e psicoativo apresentam um risco bem elevado de doenças Peri natais graves como : prematuridade, malformações, retardo no crescimento intra e extra-uterino, sofrimento fetal e infecções, com seqüelas neurológicas e respiratórias.

Quando o álcool e ingerido, entra na circulação sanguínea e vai para o fígado, e com um processo de oxidação se transforma em um acetaldeido, tendo grande capacidade de difusão em todos os tecidos e líquido corporais. O álcool ultrapassa a barreira placentária, pelo sangue materno, assim indo para o liquido amniótico e para o feto.

Em cerca de uma hora os níveis de álcool no sangue alcança os níveis do álcool no sangue fetal são iguais aos da mãe. Como o feto tem uma massa corporal menor que a da mãe e o fígado imaturo, o feto não consegue metabolizar todo a substancia, sendo forcado a realizar uma função que a qual não este totalmente preparado, sendo assim o efeito toxico do álcool é oito vezes maior no feto do que na mãe. A ingestão de álcool provoca vários distúrbios tais como: alterações na transferência placentária de aminoácidos essenciais; hipoxia fetal crônica por vasoconstricção dos vasos placentários e umbilicais; proliferação celular indiferenciada em todo o sistema nervoso central; disfunção hormonal em todas as glândulas de secreção interna; imaturidade das enzimas hepáticas; o atraso no crescimento intra-uterino e a ocorrência de malformações congênitas.

Os danos pré- natais, na primeira semana, pode ser natureza mutagênica, podendo ocorrer aberrações cromossômicas graves, No 1  trimestre pode ocorrer malformações e dismorfismo fácil, pois e bem na fase da organogênese; no 2  semestre há um almento na possibilidade de aborto espontâneo; no 3  trimestre, o álcool afeta os tecidos do sistema nervoso; o cerebelo, o hipocampo e o córtex pré- frontal. Tambem pode ocorrer o retardo do crescimento ultra-uterinos e compromete o parto, assim aumentando o risco de infecções, deslocamento prematuro da placenta, hipertonia uterina, trabalho de parto prematuro e presença no liquido amniótico, que constitui forte indicação de sofrimento fetal.

Antes das 20 semanas de gravidez, o álcool e absorvido pelo feto, já após as 24 semanas de gestação, a pele do feto esta mais queratinizado, podendo diminuir a absorção

 

Após 24 semanas de gravidez, a pele do feto está mais queratinizada, podendo diminuir, assim limitando a absorção do álcool. Após esse estagio de desenvolvimento, o feto ingere o liquido amniótico, absorve o álcool, que vai para a sua circulação, assim transferindo novamente para a circulação materna, parecendo ser um mecanismo que elimine o álcool liquido amniótico. E o provável que o liquido amniótico da gestante alcoolista se transforme num reservatório de etanol, pois o nível de etanol demora mais para sair do liquido amniótico do que no sangue materno, podendo haver um tempo de três horas ate que o álcool seja eliminado do liquido amniótico.  O álcool trás danos tanto psicológicos como físico.

 

Alterações neurológicas

 

A pior conseqüência da ingestão de álcool na gestação è o retardo mental, pois o cérebro è muito vulnerável à presença de álcool principalmente num feto. O álcool também pode produzir efeitos como neurotóxicos no sistema nervoso central do feto, e alterações fenotípicas.

As ações neurotóxicos, podem ser morfológicas e funcionais comprometendo o sistema nervoso temporariamente ou permanentemente , sendo esta a lesão que pode acarretar à neurodegerescência. Os neurônios podem perder as fibras neurais, por conseqüência da degeneração que ocorre nos neurônios dopaminérgicos da porção compacta da substância negra. Pode também ocorrer níveis altos de prostaglandinas no cérebro, podendo atingir a atividade da ciclo-olxigenase, assim aumentando os níveis de acetaldeído que inibe o crescimento e a migração neural, tendo assim conseqüências evidente microcefalia, também podendo causar morte celular, por necrose ou apoptose (morte celular programada); e o estresse oxidativo potencializa essa ação, evidenciando alterações os fatores de crescimento como a insulina símile.

Alguns estudos também demonstram mudanças estruturais e funcionais nos gânglios da base, no cerebelo, no corpo caloso e no hipocampo, enquanto è executada uma ação conectiva, o que explica o baixo nível de cognição dessas crianças, ou seja, pensamento abstrato, planejamento e flexibilidade estão em comprometimento, déficits desempenho intelectual.

 

Outras anomalias

 

Outros tipos de anomalias podem ser encontrados como as cardíacas, Estenose pulmonar, tetralogia de fallot, estenose aórtica, coartação de aorta e transposição dos grandes vasos são cardiopatias congênitas que podem advir da teratogenia do etanol. Malformações renais são raras, mas pode acontecer em alguns casos. As alterações esqueléticas são mais freqüentes, incluindo sinostose radio- ulnar, anomalias de falange, malformações vertebrais, escoliose, hipoplasia das unhas e a seqüência de klippel-feil.

 

Outras conseqüências do álcool na gestação pode ser o FASD, ARBD, ARND, SAF.

Algumas características de anomalias faciais causadas pelo álcool: fissura palpebral pequena, ptose palpebral, hemiface achatada, nariz ante vertido, filtro liso, Lábio superior fino, também pode apresentar baixo peso ao nascer, restrição de crescimento apesar de nutrição adequada, baixo peso relativo à altura.

No SNC (Sistema nervoso central) podemos encontrar alterações como: microcefalia, anormalidade estruturais do cérebro incluindo agenesia do corpo caloso e hiplopacia cerebelar,outros sinais neurológicas motoras finais, perda da audição sensorial, sem coordenação da deambulação e dificuldade da coordenação olho - Mao. Também podemos citar algumas anomalias que não podem ser explicadas como: incapacidade de leitura, fraco desempenho escolar, dificuldade de controle dos impulsos, problemas com a percepção social, dificuldade de controle dos impulsos, problemas com a percepção social, dificuldade de linguagem, raciocínio abstrato pobre, habilidade prejudicadas, dificuldade de memória e julgamento. Os anomalias congenitas são: defeitos cardiacos, deformidades do esqueleto e dos membros, anomalias anatomicas renais, alteracoes oftalmologicas, perda do ouvido, fenda labial ou do palato.

FASD(desordens fetais alcoólicas) depende da alcoolemias materna e dos seus metabolitos, agindo nos periodos criticos de desenvolvimento fetal, esses efeitos podem apresentar varias variacoes e permanentes como : dificuldade em entender regras sociais, processar informacoes, conduta anti social, francamente antissocial, impulsividade, julgamentos inadequados, comprotimento cognitivo, dificuldade de aprandizado, problemas de memoria, atraso na linguagem, falta de hiperatividade, alteracoes de humor.

 

 SAF (síndrome alcoólica Fetal) deve se a o consumo excessivo de álcool , apresentando três categorias primarias: alterações faciais, restrição de crescimento pré e pós - natal e evidencia de alterações estruturais e funcionais do sistema nervoso central (SNC) associação à exposição intra-uterina ao álcool.  O SAF pode ter conseqüências como anomalias faciais características, crescimento intra-uterino restrito, alterações de neurodesenvolvimento do SNC.

 

ARBD (Defeitos de nascimento relacionados ao álcool) tem como conseqüência Malformações cardíacas, óssea, renais, das orelhas e dos olhos. As características de portadores do ARBD são: Cardíacos: alteração no septo atrial, alteração no septo ventricular, anomalia dos grandes vasos, defeito no tronco cone.Esqueléticos: tórax escavado ou carinato,escoliose,sinostose radio-ulnar,defeitos vertebrais,contração das grandes articulações.Renais: aplasia, hipoplasia e/ou displasia renais, rins em ferradura, duplicacao uretral, Oculares: estrabismo, ptose palpebral, erros de refração, anomalias dos vasos da retina,hipoplasia do nervo óptico.Orelhas: agenesia do conduto auditivo,perda auditiva neurossensorial , orelha em abano, Anomalias menores: hipoplasia nasal, dedos pequenos, clinodactilia, camptodactilia, prega palmar na forma de bastao de hóquei, dobra epicantal, ponte nasal plana, hipoplasia facial.

ARBD estão relaciolnadas a desordens de neurodesenvolvimentos, por conseqüência da exposição do álcool em estagio pré- natal. Essas alterações estão relacionadas a dificuldades de aprendizado escolar, controle dos impulsos, memória, atenção e discernimento. 

 

 ARND (Alterações do neurodesenvolvimento relacionadas ao álcool) algumas da suas características; Estrutural: Perímento encefálico < 10  percentual, anormalidades da estrutura do SNC. Anormalidade comportamental ou cognitiva: inconsistentes com o nível de desenvolvimento, diminuição da capacidade de tarefas em problemas complexos, planejamento, julgamento, abstração aritmética. Déficits de recepção e expressão da linguagem personalidade comportamentais, como: personalidade difícil, labilidade emocional,difusão motora, pobre desempenho escolar, ma interação social.

 

EAF (efeito alcoólico fetal) esse termo foi usado para descrever criança que não tinha todos os sinais do SAF, incluindo crescimento deficiente, problemas comportamentais ou déficit motores e de linguagem. Algumas seqüelas podem ser: anomalias faciais características, restrição de crescimento, alterações de desenvolvimentos do SNC ou outras anormalidades de comportamento inexplicáveis e defeitos congênitos.